Entrevista Exclusiva com a Idealizadora do Projeto Potter em Orfanatos, Renata Ventura.

Hoje, 5 dias após a criação do Projeto Potter em Orfanatos (saiba mais) Renata Ventura, escritora e  idealizadora do projeto continua firme e forte na mobilização de cada vez mais Potterheads para por em prática o seu Projeto. A repercussão começou através da rede social Facebook, onde mais de 3.000 jovens já estão se organizando para a leitura dos livros da saga de Harry Potter nos orfanatos em seus respectivos Estados e Cidades e se espalhou por diversas outras redes. No twitter, por exemplo, já existe movimentações através da Hashtag  #PotteremOrfanatos objetivando a atenção do mundo para esse projeto. A nossa querida escritora Renata também construiu um vídeo explanando todo o propósito do Projeto e publicou na internet através do Youtube (disponível no final da entrevista) e em menos de um dia o vídeo já tem mais de 300 exibições. Dá pra perceber que o eco foi grande, não é? E é apenas o começo.

A Renata Pacheco Ventura nos fez o enorme favor respondendo algumas poucas perguntas sobre o Projeto Potter em Orfanatos enviadas por mim para esclarecimentos aos fãs Pottermaníacos e aos fãs dela!

Logo abaixo vocês podem desfrutar da entrevista com a escritora:

(A Varinha): Primeiramente gostaríamos de saber: você é uma Potterhead?

(Renata Ventura): Sou sim!!! Sou tão fã do mundo mágico da J.K. Rowling que resolvi contar como seria a comunidade bruxa no Brasil! Por isso escrevi o livro A Arma Escarlate. :-) Eu não quis que a magia acabasse!

(AV): Qual seu livro e qual o seu filme favoritos da saga?

(RV): Meu livro favorito do Harry é O Prisioneiro de Azkaban, e meu filme favorito é A Ordem da Fênix

(AV): Como surgiu a ideia do Projeto?

(RV): A ideia surgiu de uma conversa que eu tive com membros da página Skynerd RS. O Eduardo Mendes, um dos membros da página, havia sugerido que a Skynerd fizesse um evento para doar brinquedos para crianças com câncer. Em seguida, Yuri Correa, outro membro, sugeriu que lessem o livro "O Hobbit" para as crianças. Alguém contribuiu dizendo que em hospitais seria complicado, porque é difícil conseguir autorização para esse tipo de evento por causa da baixa imunidade das crianças, etc. E daí eu sugeri os orfanatos.    Foi então que surgiu na minha cabeça a ideia toda de ler Harry Potter nos orfanatos, com direito a encenações, fantasias, doação de livros, etc! Eu queria levar a magia de Harry Potter aos órfãos! E eu fui propor aos potterheads, porque eu sabia que fãs de Harry Potter são incríveis, entram de cabeça nas coisas, são super organizados e iriam adorar a ideia. Dito e feito! Estou emocionada com como o grupo cresceu em apenas quatro dias! Já temos 3.500 membros!!! Todos super empolgados!!

(AV): Sabemos que há pessoas de outros países interessados no Potter em Orfanatos. Você pretende expandir o Projeto para além do Brasil?

(RV): Seria incrível expandir! Orfanatos existem em todos os cantos do planeta e Harry Potter é um livro lindo, universal, emocionante! Acho que pode incentivar muitos órfãos a começarem a ler!

(AV): Qual sua maior expectativa com esse Projeto?

Que muitas crianças comecem a gostar de ler e se apaixonem pela leitura em geral! Que os órfãos se sintam estimulados a serem pessoas maravilhosas, como o Harry! (que também era órfão, como elas!), e que o projeto estimule muitos jovens a perceberem como é gratificante ajudar os outros!

(AV): Sabemos que a repercussão já é grande, você esperava que tivesse esse eco enorme em tão pouco tempo?

(RV):Eu fiquei muitíssimo surpresa! Em menos de quatro dias, mais de 3 mil curtidas! Fantástico!
Eu sei que nós potterheads já adoramos nos fantasiar em eventos, brincar de bruxo, etc, então eu pensei que a ideia iria ser bem aceita, mas não imaginava tamanho entusiasmo! Eles são fantásticos! Já se organizaram em grupos estaduais, já estão planejando encontros para discutir o projeto, já até compraram fantasias e conseguiram doação de livros! Tudo isso em quatro dias!!! Sensacional.

E isso, acho, também é resultado do grande exemplo que a própria J.K. Rowling sempre nos deu: doando milhões de libras para projetos sociais, para hospitais infantis, para pesquisas de esclerose múltipla, etc! Eu tenho certeza que esse exemplo dela ajudou a plantar a sementinha da solidariedade nos corações de todos os potterheads!



(AV): Você é escritora, certo? Está trabalhando em algum livro atualmente que deseja compartilhar conosco?

(RV): Estou escrevendo a continuação do A Arma Escarlate! :-)  Muitos leitores vêm me pressionando pela continuação, e eu tinha prometido a eles que eu ia tentar ficar longe do Facebook, mas é impossível! haha. Ainda mais agora, com o Potter em Orfanatos! rsrs  Mas o livro 2 está caminhando sim. Por enquanto, o título é "A Comissão Chapeleira", mas tudo pode mudar até o dia do lançamento!

(AV): Gostaria de fazer alguma declaração para os fãs de Harry Potter que se envolveram tão dedicadamente ao Projeto junto à você?

Renata Ventura:  Vocês são demais! A nossa querida J.K. ficaria orgulhosa se soubesse o que vocês estão fazendo!


Espero que tenham gostado da entrevista. E participem do projeto também, não custa nada e trará felicidade e uma boa dose de leitura aos órfãos. Procure os grupos da sua Cidade e junte-se a nós nessa solidariedade!
Abaixo está o vídeo elaborado pela Renata, sobre o Projeto Potter em Orfanatos.



You Might Also Like

0 comments