As implicações do Vira-tempo

Recentemente publicaram o seguinte em um blog:
"Basicamente, todos os eventos do mundo de Harry Potter poderiam ser alterados com o Vira-Tempo, um dispositivo mágico ultra-poderoso que é usado apenas em O Prisioneiro de Azkaban."

Essa publicação ao meu ver foi bem pobre e com uma base muito "leiga" sobre a saga. Muitas pessoas que até gostam da série não entendem o porque de não usar o vira-tempo, vamos lá...

Cada vez que você gira o vira-tempo equivale a uma hora. Para voltar, para quando Tom Riddle (Voldemort) nasceu, ou até mesmo antes disso e matar sua mãe, Merope, seria necessário passar a vida inteira dando voltas no artefato. Mesmo que nem esperassem Sibila Trelawney fazer a profecia e o Voldemort ir atrás do Harry, algumas pessoas falam em usar o vira-tempo e voltar até o momento em que você-sabe-quem começa a reunir seguidores, para voltar nesse tempo teríamos "anos" de voltas a serem dadas, mas ainda sim eles poderiam fazer um feitiço para fazer o vira-tempo dar quantas voltas fossem necessárias para voltar até o momento em que Merope ainda não tinha gerado o bebê Tom Marvolo Riddle.

Precisamos levar em conta que o livro explica bem a complexidade do vira-tempo, é um objeto mágico poderoso e perigoso, "muitos bruxos enlouqueceram ao lidar com o tempo", em Harry Potter e o Prisoneiro de Azkaban é recomendado várias vezes não usar o vira-tempo para alterar grandes fatos do passado, como por exemplo a morte, vale ressaltar que usar o vira-tempo para trazer mortos de volta a vida teria o mesmo efeito de usar a pedra da ressurreição, a pessoa não seria feliz, pois não pertence mais a este mundo.

Devemos lembrar também que em Harry Potter e a Ordem da Fênix os vira-tempo são destruídos acidentalmente quando Harry, Rony, Hermione, Luna e Neville invadem o Ministério da Magia e os que estavam fora de lá foram recolhidos e destruídos quando Voldemort retorna, para garantir que eles não caiam em mãos erradas. Todos vira-tempo eram registrados no Ministério, precisava de uma boa justificativa para conseguir um, o da Hermione estava registrado no nome da Minerva McGonagall. Isso tudo ficou fora dos filmes, mas não deve ser desconsiderado.

A ideia de viagem no tempo em Harry Potter é de que as mudanças que eles fizeram já haviam sido feitas. Nada pode ser "modificado" ou seja as "modificações" que eles fizeram no passado já são levadas em conta no futuro. O prisioneiro de Azkaban deixa isso bem claro! O presente é construído já com as alterações feitas por viajantes no tempo.

Podemos ignorar todos meus argumentos anteriores e se basear somente no fato de que não se pode alterar o passado sem modificar drasticamente o futuro, caso eles tivessem criado um feitiço que fizesse o vira-tempo dar voltas o suficiente até voltar aos tempos em que Merope morava com seu pai e irmão e a matassem, talvez Dumbledore fosse morto por outro motivo, talvez Harry nem tivesse nascido, talvez Severo Snape cometesse atrocidades e nunca se arrependesse disso, quero dizer que se você volta ao passado e chuta uma pedra ela deixará de estar no caminho de alguém e isso pode modificar todo o futuro.

Vamos tentar exemplificar claramente: Se você volta ao passado e mata sua vó antes que ela gere seu pai se cria um paradoxo, afinal se o seu pai não existir você também não deveria ter existido, portanto não seria possivel sua viagem ao passado para matar sua vó.

Podemos concluir com base nessa analise que não faltam motivos para NÃO viajar ao passado e assassinar o bebê Tom Riddle ou até mesmo sua mãe.

Toda essa confusão acontece quando fatos são baseados na história adaptada, ou seja, o filme e se desconsidera toda história original do livro.

You Might Also Like

2 comments